A Vale lançou, na última sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, em Rosário do Catete, município de Sergipe, o projeto Jovens Ilustradores. Vinculado à segunda edição do Prêmio Brasileiro Imortal, a ser lançado em outubro deste ano, o projeto pretende despertar aptidões artísticas e disseminar conceitos de educação ambiental e conhecimento botânico entre jovens de 8º e 9º anos do ensino fundamental através de oficinas locais de aprendizagem. "Este trabalho é muito importante, porque desenvolve talentos, ensina valores. Educação é o único caminho que movimenta a juventude. Estou muito feliz com esta parceria firmada com a Vale", afirmou o prefeito de Rosário do Catete, Etelvino Barreto Sobrinho.
Para o gerente geral de Fertilizantes da Vale, Cristiano Cobo, foi um privilégio o projeto ter começado pelo município. "Este programa é uma forma de estimular talentos e o pontapé inicial ter sido dado aqui é muito positivo. É uma parceria que renderá bons frutos", frisou, sendo aplaudido pelos 15 jovens e três professores das escolas municipais desembargador José Sotero, professora Ernestina da Silva e professor José Antônio, selecionados para participar da primeira turma.
O Jovens Ilustradores vai envolver 2 mil jovens e professores do ensino público em 17 cidades brasileiras onde a empresa atua. Deste total, serão selecionados seis jovens e um professor que farão os selos que ilustrarão as espécies selecionadas para o Brasileiro Imortal 2009. Como no passado, o prêmio prevê a eleição, via internet, de brasileiros ligados à causa socioambiental que terão seus nomes imortalizados em plantas descobertas na Reserva Natural Vale, em Linhares (ES), Sítio do Patrimônio Natural da Unesco.
Fonte: Correio de Sergipe