Quadrilha Mirim

Os quadrilheiros mirins de Ribeirópolis abrilhantaram a noite com uma participação especial no Levanta Poeira. Arrasta Pé é uma das 10 quadrilhas formadas por crianças do município. “É um trabalho bonito que está sendo feito na cidade. Um incentivo que a escola dá ä educação, que busca resgatar a cultura sergipana. Enquanto Arrasta Pé se apresentava no Festival de Barracas, tive a ideia de convidá-los para abrir esta noite. É uma forma de valorizar este trabalho e mostrar para a população', vibra Dida Araújo, diretor do NPE.
Arrasta Pé

Com o mesmo nome da quadrilha das crianças de Ribeirópolis, Arrasta Pé, de Canindé de São Francisco abriu as apresentações do concurso, com o tema: As lembranças do São João do sertão sergipano. Os quadrilheiros entraram fazendo uma homenagem aos cangaceiros. “É o segundo ano que estamos participando do concurso. Apesar de ter ensaiado por menos de dois meses, chegamos preparados para fazer bonito e conseguir a classificação”, disse Elder Welton, antes da apresentação.
Cangaceiros de Lampião

Em seguida foi a vez de Cangaceiros de Lampião agitar Ribeirópolis com muitas cores, purpurinas e brilho, entraram os quadrilheiros de Divina Pastora na quadra, desta vez no clima de união com integrantes de outra quadrilha. “Raízes do Sertão se fundiu com Cangaceiros de Lampião. Este ato já mostra a união que existe entre os quadrilheiros. Participar deste concurso mais uma vez é uma grande emoção. Chegamos com muita energia e vamos mostrar nosso trabalho para todos com muita emoção”, vibra o marcador Rodrigo Santos. A quadrilha traz o tema: A alegria das quadrilhas traz uma emoção a cada segundo em nossa festa junina.
Prefeita vibra

A prefeita de Ribeirópolis acompanhou de perto as emoções do Levanta Poeira.
“É um evento que engradece aos moradores da cidade. Incentivamos a cultura sempre, uma prova disso foi a brilhante apresentação dos quadrilheiros mirins da cidade que fizeram bonito. Assim como a Arrasta Pé, existem mais nove quadrilhas formadas por crianças aqui. Esta parceria da TV Sergipe com o nosso município atrai nossos vizinhos de cidades próximas, é uma festa receber mais uma vez este concurso gradioso”, comemora a prefeita de Ribeirópolis, Uita Barreto.
Jurados atentos

Uma missão difícil é escolher a melhor quadrilha entre as 44 que concorrem o Levanta Poeira, 14 delas serão classificadas para a semifinal que vai eleger sete para a grande final. A melhor vai competir no Concurso de Quadrilha da Globo Nordeste representando Sergipe. A cada dia de disputa, cinco jurados participam dos pólos para eleger a melhor.
“As quadrilhas estão com o nível excelente. A cada apresentação é uma surpresa para nós. Definimos os melhores através de pequenos detalhes”, explica a jurada Rose Santos.
Forró na Roça

Após a apresentação de Cangaceiros de Lampião foi a vez de Forró na Roça, de Malhador fazer a poeira de Ribeirópolis levantar. Com o tema Resgate da cultura de Malhador, os sergipanos entraram na quadra trazendo um figurino colorido e uma mensagem de fé com a oração de São Francisco. As mulheres entraram primeiro com muita simpatia e sensualidade com uma dança irreverênte. Em seguida o clima esquentou com a entrada dos rapazes que se uniram com as moças e juntos agitaram o salão fazendo as coreografias das músicas tradicionais juninas, interpetadas por Elba Ramalho, Luiz Gonzaga e Adelmário Coelho, levando a plateia ao delírio.
Coração Nordestino

Coração Nordestino, de Aracaju, fechou com chave de ouro as apresentações do concurso nesta noite. Com o tema “Vaqueiros”, os aracajuanos entraram lutando pela classificação. “Ensaiamos por seis meses. É o segundo ano que participamos com a expectativas de ir até a final do Levanta Poeira”, vibra o marcador Marcos Roberto.
Sucesso

“A vibração do público é a resposta do sucesso deste concurso de quadrilha junina que já faz parte do calendário cultural de Sergipe. Podemos observar que o nível das quadrilhas aumenta a cada ano. A equipe de organização está mais sitonizada, transmissão ao vivo nos telejornais da casa e pelo Portal Emsergipe.com”, orgulha-se Humberto Alves, coordenador operacional do Núcleo de Produções Especiais da TV Sergipe.