Em virtude dos efeitos nefastos da crise econômica mundial, o Forró Caju 2009 foi reduzido à metade e será realizado entre os dias 19 e 28 de julho, com um intervalo nos dias 21 e 22. Ontem, ao fazer o anúncio da festa, o prefeito Edvaldo Nogueira garantiu que será mantida a mesma infraestrutura e que não faltarão atrações nacionais, a exemplo de Flávio José, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença e Genival Lacerda. É bom que assim seja, porque se existe uma festa popular em Sergipe que alcançou o status de evento nacional, esta é sem dúvida a realização do Forró Caju. A cada ano, o festejo junino ganha mais projeção no país, atrai cada vez mais turistas e supera o número de pessoas presentes na festa.
Esse gigantismo que o Forró Caju atingiu já começou, inclusive, a suscitar a questão de que o local de sua realização precisa ser mudado, porque a área do Mercado Público de Aracaju já se revela acanhada para a quantidade crescente do público que comparece à festa a cada ano. Antes que alguém diga que esse apogeu do Forró Caju deve ser creditado a uma só administração municipal, é preciso salientar que todos os prefeitos aracajuanos que realizaram o festejo junino merecem o devido reconhecimento, já que cada um deles procurou engrandecer o evento, corrigindo falhas eventuais de anos anteriores e introduzindo melhorias para tornar o Forró Caju no que representa atualmente.
Ao longo dos últimos anos, nenhum dos prefeitos - Almeida Lima, João Gama, Marcelo Déda e Edvaldo Nogueira - deixou de dar a devida atenção ao evento, o que resultou na exuberância da festa que se verifica atualmente, superando os tradicionais festejos juninos realizados em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Que em 2009 isso também ocorra.
Fonte: Correio de Sergipe