Meio PT e meio PMDB assinaram proposta, inclusive Cardozo
Isabel Braga - O GLOBO
BRASÍLIA. O presidente Lula diz que não quer, seus líderes aliados no Congresso repetem que o assunto não interessa ao governo nem aos partidos governistas, mas a proposta de emenda constitucional que abre a possibilidade do terceiro mandato presidencial consecutivo ganhou a assinatura de quase metade dos deputados do PT e do PMDB. Alguns deles de expressão nacional e que, em alguns casos, dizem, em discursos públicos, que são contra a proposta de Jackson Barreto (PMDB-SE).
Dos 96 deputados do PMDB, 44 assinaram a emenda. E dos 78 petistas, Barreto teve o apoio de 31. Na lista do PMDB, há nomes como o ex-ministro Eunício Oliveira (CE), Mendes Ribeiro (RS) e Olavo Calheiros (AL). Do PT, o secretário-geral do partido, José Eduardo Cardozo, o ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (SP), o ex-líder Luiz Sérgio e Vicentinho (SP), amigo de Lula. Cardozo é um dos que dizem ser contra a proposta.
Barreto avisou ontem que irá coletar novas assinaturas para tentar garantir tramitação da emenda, que cria a possibilidade de o presidente Lula e os atuais governadores e prefeitos disputarem a terceira eleição consecutiva. Ele precisa de mais seis apoiadores para obter as 171 assinaturas exigidas para que a emenda comece a tramitar na Câmara. A proposta prevê um referendo popular para ser validada.
oglobo.com.br/pais