Por Gislene Alencar - Portal Agrosoft - Juiz de Fora,MG,Brazil
Estudantes de Sergipe vão conhecer um produto novo e muito nutritivo. Trata-se da batata-doce alaranjada, que a Embrapa Hortaliças (Brasília/DF) está levando ao estado com o objetivo de introduzi-la na merenda escolar. O produto é tema de uma cartilha que Embrapa lançará durante a III Reunião Anual de Biofortificação, que acontece de 31 de maio a 5 de junho, em Aracaju (SE).
De acordo com o pesquisador João Bosco Carvalho, a cartilha deverá ser distribuída nas escolas primárias do Estado. "A ideia é trabalhar com professores, merendeiras e alunos para que a criança conheça o produto e induza a família a cultivar os materiais que a Embrapa Hortaliças está disponibilizando", explica o pesquisador ao ressaltar que, em Sergipe, o cultivo da batata-doce é muito difundido.
Com 16 páginas, a cartilha pode ser dividida em três partes. A primeira aborda os novos materiais de batata-doce de cor alaranjada que estão chegando aos produtores. A cor diferenciada deve-se à presença de betacaroteno, o mesmo micronutriente que confere a coloração característica da cenoura e da abóbora e que é convertida pelo organismo em vitamina A. A deficiência dessa vitamina está relacionada à cegueira e infecções, sobretudo em crianças.
A segunda parte traz um sistema de produção simplificado de batata-doce e a terceira contém receitas alternativas de uso dessa raiz. "A primeira edição da cartilha tem tiragem de 20 mil exemplares e será distribuída nos municípios de Sergipe com o apoio da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju/SE). Outros estados do Nordeste também vão receber o material à medida que a Embrapa feche parcerias para fazer a distribuição com prefeituras, secretarias estaduais de educação e órgãos de extensão rural", afirma João Bosco.
NOVOS MATERIAIS
Durante a III Reunião Anual de Biofortificação, a Embrapa Hortaliças também irá apresentar quatro novos materiais de batata-doce alaranjada. Bosco afirma que as raízes foram selecionadas entre 46 clones enviados para o Brasil pelo Centro Internacional da Batata (CIP – sigla em espanhol), com sede no Peru. A vantagem dessas cultivares é que elas não estão infectadas por vírus que atacam a cultura.
MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A CARTILHA
Embrapa Hortaliças
Marcos Esteves
Telefone: (61) 3385-9109
FONTE
Embrapa Tabuleiros Costeiros
Gislene Alencar e Ivan Marinovic Brscan - Jornalistas
Telefone: (79) 4009-1381
Embrapa Agroindústria de Alimentos
Soraya Pereira - Jornalista
Telefone: (21) 3622-9739