Para quem quer arranjar um marido, esse é o momento de apelar para o Santo Casamenteiro
Moema Lopes, do Emsergipe.com
Quem quer arranjar um marido, ou alcançar graças como emprego ou cura de doenças, esse é o momento certo para fazer os pedidos. Começou nesta segunda-feira, 01, a Trezena de Santo Antônio, mais conhecido como o “Santo Casamenteiro”. Em Aracaju, desde às 7 horas a igreja Matriz do santo está recebendo visitas dos devotos. “Eu acredito no poder que ele tem e sempre venho aqui para fazer meus pedidos, ou agradecer pelas graças alcançadas. Já consegui meu marido e estou muito feliz”, disse a professora Adelaide Ribeiro Silva, ao acrescentar que, dessa vez, procurou Santo Antônio para curar a enfermidade de sua mãe.
“Tenho fé que ele vai me ajudar, do mesmo jeito que me atendeu há oito anos atrás”, declarou. Em Aracaju, as comemorações da Trezena de Santo Antônio serão abertas com uma grande carreata com saída prevista para as 18h30, da Igreja Espírito Santo, na Avenida Simião Sobral, até a igreja matriz de Santo Antônio. “Hoje a igreja abriu às 7 horas e fecha às 12h. às 14 horas nos abrimos as portas da Matriz novamente e só fecha quando acabarem as celebrações, por volta das 21h30”, informou a irmã Olga.
Segundo ela, Santo Antônio ficou conhecido como o “Santo Casamenteiro” porque, em vida, costumava pagar os dotes das moças pobres para elas conseguirem se casar. “Naquele tempo só casavam as moças que tinham dotes. As mais pobres recebiam ajuda de Santo Antônio. Por isso ele virou casamenteiro”, explicou. Mesmo depois de morto, as devotas continuaram a procurá-lo para pedir um marido. A tradição é mantida até hoje e, no período que vai até o dia 13 de junho, data que o santo morreu, as igrejas de Santo Antônio espalhadas pelo mundo recebem visitações de devotos.
Confira a programação em Aracaju
Dia 1º de junho: Santo Antônio, uma história de fé, missão e solidariedade. Abertura às 18h30 com carreata saindo da Igreja do Espírito Santo em direção à Matriz de Santo Antônio. Às 19 horas hasteamento da Bandeira e Missa. Pregador: Frei Jonaldo Adelino de Souza, ofm. Paróquia de Santo Antônio.
Dia 2 de junho: “A grande inspiração para a missão é a alegria do encontro com Jesus”. Pregador: Frei Antônio Carlos de G. Cajueiro, ofm. Vigário da paróquia de Santo Antônio.
Dia 3 de junho: “Santo Antônio defensor da liberdade e da dignidade de todas as pessoas”. Pregador: Frei Almeida, ofm. Vigário da Paróquia de Santo Antônio.
Dia 4 de junho: “Para Santo Antônio, a palavra ilumina a vida e a vida ilumina a palavra”. Pregador: Frei Felisberto de Brito, ofm. Vigário da Paróquia Santo Antônio.
Dia 5 de junho: “Jesus Cristo, Palavra do Pai para a vida do mundo”. Pregador: Frei Romualdo Bezerra, ofm. Comunidade de Penedo – AL.
Dia 6 de junho: “Santo Antônio seguidor de Jesus Cristo na luta pela libertação dos pobres”. Pregador Frei Anastácio Ribeiro, ofm. Vice-Provincial da Província de Santo Antônio do Brasil.
Dia 7 de junho: “Santo Antônio procura iluminar-se pela Bíblia e sua pregação era baseada na palvra de Deus”. Pregador: Pe. José Genivaldo. Vaigário Episcopal do Vicariato Norte – Oeste.
Dia 8 de junho: “Santo Antônio, homem do evengelho, confidente do povo”. Pregador: Pe. Manuel Barbosa. Paróquia São José.
Dia 9 de junho: “Santo Antônio, um santo no coração do povo”. Pregador: Pe. Jerônimo Peixoto. Pároco da Catedral e Vigário Geral da Arquidiocese.
Dia 10 de junho: “A palavra de Deus na vida e na missão da igreja”. Pregador: Pe. Luciano Bezerra, da Paróquia São Pedro Pescador.
Dia 11 de junho: “Santo Antônio e Eucaristia, a humanidade de Cristo Jesus, tão perto de nós, se faz pão da vida”. Pregador: Pe. José Soares. Paróquia São Pio X.
Dia 12 de junho: “Para Santo Antônio o amor é simpatia, generosidade, doação, fidelidade”. Pregador: Pe. Cássio Santos Souza. Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
Dia 13 de junho: “Formando discípulos missionários de Jesus para um mundo de Justiça e Paz”. Às 6 horas Missa e Bênção dos Pães. Às 9h Benção de Santo Antônio e distribuição de Pães e Conselhos de Santo Antônio. Às 15h30, Bênção de Santo Antônio e distribuição de Pães e Conselhos de Santo Antônio. Às 18h30, Missa Solene seguida de procissão em Honra de Santo Antônio. Pregador D. José Palmeira Lessa, arcebispo Metropolitano de Aracaju.