Guerra continua. Número de doentes reduziu, mas índice de infestação aumentou
A possibilidade de uma epidemia de dengue em Aracaju é mínima, ou pode ser descartada. “Estamos num momento de vitória sobre a dengue. Todo esforço do nosso trabalho refletiu nesse grande resultado e vencemos a possibilidade de epidemia de dengue. Pelo menos até hoje (28). O trabalho da imprensa, dos órgãos públicos, hospitais públicos e privados, dos médicos e enfermeiros foram fundamentais no momento de detectar a epidemia no ano passado e conseguimos derrotar. Esse ano estamos vivendo o menor número de casos de dengue em Aracaju”, declarou o prefeito Edvaldo Nogueira, durante um coletiva realizada nesta manhã.
As estatísticas da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) aponta que a redução dos casos de dengue confirmados neste ano, com relação ao ano passado (no mesmo período de janeiro a maio) foi de R$ 98,65%. Nessa mesma comparação, a redução do número de notificações foi de 92,26%. De 1º de janeiro a 22 de maio deste ano, foram confirmados 128 casos de dengue em Aracaju. Já no ano passado foram confirmadas 9.500 pessoas com dengue.
Somente no mês de abril de 2008, a PMA, através da Coordenadoria Municipal de Controle da Dengue, confirmou 4.526 casos da doença. No mesmo mês deste ano foram confirmados apenas nove casos de dengue. “Vencemos a batalha, mas não a guerra. Devemos continuar com essa guerra de forma efetiva. Em estado de alerta. Não podemos ficar ‘louros' em cima da vitória. Apesar do resultado positivo ainda temos áreas em Aracaju que o Levantamento de Índice Rápido (LIRA) aumentou”, informou o prefeito.
O alerta é porque O LIRA detectou um aumento de focos de mosquito, que não corresponde ao aumento da doença. O levantamento também aponta que a presença de focos não foi detectada em terrenos baldios, e sim em residências. Em janeiro esse índice foi de 1,5%, em março passou para 2,6% e neste mês (maio) já subiu para 3,7%. Ou seja, a população deve se alertar mais para os cuidados para evitar os focos de dengue.
”Aracaju precisa se livrar da dengue. Os surtos, mesmo com um aumento pequeno de dengue, temos que estar preparados. A dengue está no domicílio das pessoas”, destacou Edvaldo Nogueira, ao acrescentar que o aumento desse índice foi registrado em 15 bairros de Aracaju. São eles: Coroa do Meio, Salgado Filho, Ponto Novo, Suíssa, Pereira Lobo, José Conrado de Araújo, Atalaia, Inácio Barbosa, Santa Maria, Jabotiana, 18 do Forte, Olaria, Novo Paraíso, Bairro América e Cidade Nova.
Edvaldo Nogueira deixou claro que a redução dos casos foi graças à ações da prefeitura, que realizou 68 ações da Força Tarefa entre janeiro e maio; intensificou as ações dos agentes de endemias; disponibilizou 200 novos agentes de saúde de endemias, coletou 13.569 pneus entre janeiro e abril; capacitou constantemente os profissionais de saúde e realizou campanhas educativas. “E essas ações continuam através das medidas preventivas. Vamos intensificar as ações da Força Tarefa e realizar uma nova campanha publicitária para a conscientização da população”, afirmou.
Moema Lopes, de Aracaju
Fonte: EmSergipe.com
|