O deputado federal Jackson Barreto (PMDB/SE) confirmou hoje (29/05) que na próxima semana deve continuar a buscar assinaturas para a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que propõe a possibilidade de duas reeleições aos ocupantes de cargos do executivo. Jackson foi informado na manhã de hoje sobre a retirada das assinaturas de alguns parlamentares que subscreveram a sua proposta.
“Eu já esperava que houvesse uma movimentação de algumas lideranças partidárias, só estranhei a agilidade. As assinaturas foram retiradas na quinta-feira no período da tarde e da noite, quando não há movimentação no Congresso”, disse o deputado do PMDB.
O número mínimo para a apresentação de uma PEC são 171 assinaturas. Com a retirada de alguns nomes e alguns poucos problemas formais em outros, a Secretaria-Geral da Mesa vai devolver a PEC ao deputado, o que não impede que seja reapresentada.
A proposta foi protocolada ontem à tarde com 183 assinaturas, mas até a zero hora de hoje, 17 deputados retiraram seus nomes, reduzindo o número para 166 - cinco a menos que o mínimo. Retiraram as assinaturas 8 deputados do DEM, 5 do PSDB, 2 do PMDB, 1 do PMN e 1 do PP.
O líder do PT, deputado Cândido Vaccarezza (SP), havia afirmado que seu partido votaria contra a PEC, mas não iria pedir aos parlamentares da bancada para retirar as assinaturas da proposta.
Max Augusto
Jornalista DRT 979/SE