Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


Furto do único urubu albino do país provoca comoção mundial

19/8/2009

Dezoito dias. Este foi o tempo de estada do urubu albino, da espécie Coragyps Atratus, no Parque dos Falcões, localizado aos pés da Serra de Itabaiana, a 45 quilômetros da capital sergipana. O urubu branco, de nome Michael – em homenagem a Michael Jackson –, e mais duas aves raras, o falcão de coleira e um gavião relógio, foram furtados do centro de conservação das aves de rapina, na manhã do domingo, dia 9. Segundo José Percílio Costa, criador e treinador de falcões e mantenedor do parque, o urubu albino é o único da espécie existente no Brasil, o que justifica o valor da ave e a cobiça dos ladrões.

O urubu albino tem cerca de quatro meses de idade e foi encontrado por agricultores em um pasto da zona rural de Itabaiana, no agreste do Estado, há cerca de 15 dias antes do furto. “Ele estava muito debilitado e ferido. Quase não podia andar. Os urubus pretos, racistas, deram muita surra nele. Acho que estranhavam a sua diferença”, constata José Percílio Costa. Ainda de acordo com o criador, o urubu estava muito sujo e isto dificultava a percepção de que se tratava de uma espécie branca.
Assim que foi levado ao Parque dos Falcões pela Polícia Ambiental, a ave passou a receber todos os cuidados para se recuperar fisicamente, além de amor e carinho dos criadores. “Ele já estava bem melhor. Quando me via pulava, batia as asas, pedia carinho. Eu tinha ganhado mais um filho. E agora perdi três”, lamenta Percílio. O adestrador se refere às outras duas aves que foram levadas do parque: um falcão de coleira e um gavião relógio.

Este último é um falconídeo florestal, que canta ao clarear ou ao escurecer, e por isso é mais escutado do que visto. O gavião relógio tem nome científico de Micrastur Semitorquatus e possui grande valor comercial. O falcão de coleira é também chamado de falcão aplomado e sua característica mais marcante é a uma listra superciliar branca que se prolonga até a nuca e é específica da espécie. O falcão coleira, assim como o gavião relógio e, principalmente o urubu albino, têm grande valor comercial o que, certamente, chamou a atenção dos ladrões.

José Percílio afirma que para os colecionadores as aves são preciosidades. “Durante dez anos de existência do parque nunca sumiu uma pena. Mas nós confiamos em Deus e na polícia que eles irão voltar. As aves são todas nossas filhas”, diz. Logo que tomou conhecimento do sumiço das aves, o tratador Percílio confirmou à mídia sergipana a existência de três pessoas suspeitas vindas do Ceará, com idades de 15, 16 e 20 anos. Eles teriam chegado ao Estado após entrar em contato com funcionários do parque, informando ser criadores clandestinos de falcão. Ao jornal CINFORM, ele não disse isto e optou por não emitir nenhum tipo de comentário, alegando que poderia atrapalhar o andamento das investigações. O delegado de Itabaiana, Osvaldo Rezende, que está à frente do caso, informa que o inquérito do urubu albino Michael é primordial para a sua equipe. “Do elenco de casos do setor de roubos, este é prioridade”, ressalta, também sem fornecer mais informações.

O PARQUE

Conhecido por muitos turistas, estudantes, biólogos e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, o Parque dos Falcões é um dos únicos locais do país com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – Ibama – para a criação de aves de rapina em cativeiro. Por isso, é conhecido mundialmente. O trabalho desenvolvido pelo centro de conservação de aves de rapina já foi tema de diversos programas da mídia nacional e mundial. O local também já foi cenário para gravação de filme e é visitado diariamente por muitas pessoas.

Devido ao trabalho sério e responsável que o Parque dos Falcões desenvolve, o roubo das aves teve grande visibilidade e provocou uma comoção mundial. “Recebemos telefonemas de gente de toda parte. De Sergipe, de outros Estados e até de outros países. O pessoal da França e da Alemanha ligou para nós assim que soube do fato. Isso nos deixou muito contentes”, observa José Percílio Costa, um dos idealizadores do Parque.

 
Cinform OnLine

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

000369

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan