Nova pagina 1

 Sergipe
    


 
Política

 Cidade - Cotidiano

 Segurança Pública

 Esportes Sergipe

 Concursos

 
Baladas - Diversão

 Cultura e Arte

 
Artigos e Entrevistas

 Sergipe pelo Brasil

 
Turismo - Sergipe

 Envie um cartão postal

 Sergipe em imagens

 Conheça Sergipe

 Dados Geo-Econômicos

 Brasil / Mundo

 Política

 País

 Concursos

 Educação

 Placar On Line

 Esportes

 Olimíadas

 Turismo no Brasil

 Mundo

 
Cadernos

 ClickSe - Rapidinhas

 
Vestibular - Enem


 
Transposição


 
Artigos e Entrevistas

 
Tecnologia-Informática

 
Notícias Jurídicas

 Ciência e Saúde

 
Meio Ambiente

 Cultura e Arte

 
Mundo Artístico

 Estilo - Moda

 
Bichos e Cia

 
Veículos

 Interatividade 

 Chat

 Contato

 Blogs e Sites

 Fale Conosco

 Links Úteis

 Mídia de Sergipe

 Newsletter

 Opiniões e Cartas

 Envie Imagens

 Ver Comentários

 Você Repórter

 Widgets

   


 ClickSergipe Informa 

 Cotação do Dolar

 
Loterias

 Lista Telefônica

 Vôos On Line

 Tirar Passaporte

 Fuso Horário

 Resumo de Novelas

 Horóscopo

 Sites + Procurados

 Cálculo Exato

 Preço de Remédios

 Olho no Dinheiro

 Mapa Google Sergipe


 Esportes 

 Esportes em Sergipe

 Esportes Brasil

 Eliminatórias da Copa

 Brasileirão -  Série A

 Brasileirãó - Série B

 Brasileirão - Série C

 Brasileirão -  Série D

 Vôlei

 Fórmula 1

 Liga dos Campeões

 Basquete

 Esportes Aquáticos

 Esportes Radicais

 Olimpíadas


    

 

 


Visite vários pontos turísticos de Sergipe Quando voltar, me conta como foi!!!

 


Aracaju,
 
comente    -    veja comentários


Alunos gripados não devem ir à escola

29/7/2009

Apesar de a Secretaria de Estado da Saúde ainda não saber se o vírus da nova gripe já circula em Sergipe, diversos setores da sociedade começam a tomar as primeiras precauções. Na rede pública e particular de ensino, professores estão recebendo informações para que possam identificar os sintomas e orientar alunos e pais. Algumas escolas particulares de Aracaju enviaram comunicado aos pais, solicitando que não levem os filhos para a aula se estivem gripados. Já a Arquidiocese de Aracaju ainda não expediu nenhuma recomendação específica para os fiéis, como já aconteceu em São Paulo. Nas farmácias, está em falta o álcool em gel de 100 ml, utilizado para limpar as mãos e fácil de carregar na bolsa.

Na última sexta-feira, o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho, esteve reunido com o da Educação, José Fernandes de Lima, para discutir as medidas a serem tomadas nas escolas da rede. Rogério pediu o apoio da Seed no sentido de comunicar aos diretores de escolas que orientem pais e alunos que permaneçam em casa quando apresentarem qualquer sintoma de gripe. Para ele, essa é a melhor maneira de evitar o contágio e a disseminação da doença.

“Essa reunião foi muito importante. Para o bom desempenho do aluno em sala de aula é preciso que ele esteja saudável e bem disposto. Não podemos cruzar os braços diante da nova gripe que chegou ao país. Agora é o momento de encarar e partir para a luta. A informação é fundamental para combater e evitar a proliferação do vírus. Vamos começar a informar nossos alunos e professores sobre como evitar a contaminação e acerca dos cuidados que devem tomar ao primeiro sinal de gripe”, declarou Lima.

As aulas nas escolas da rede municipal de Aracaju só começam na segunda semana de agosto, mas a Secretaria de Educação já está preparando um material para ser entregue aos professores. Segundo a Assessoria de Comunicação da Semed, os professores receberão um informativo sobre a nova gripe para que fiquem atentos aos alunos com sintomas e como orientar as famílias. A Semed também entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para que promovam ações articuladas.

A direção do colégio Amadeus reuniu os professores de Ciências, no último sábado, e pediu que o assunto seja abordado nas aulas, dando ênfase à prevenção. “Os professores estão falando sobre os cuidados que devem ser tomados, como não compartilhar o mesmo copo, evitar locais fechados e de grande público e também não ir a escola ao surgimento de qualquer sintoma.

Também estamos preparando uma carta de esclarecimento aos pais”, informou Joaquim Machado Barreto Menezes Filho, sócio-proprietário de uma escola particular com 1.800 alunos.

Assim que iniciou as aulas neste segundo semestre, a direção do colégio Jardins também enviou aos pais, comunicado esclarecendo sobre a gripe H1N1 e solicitando também que os alunos com gripe e com sintomas de gripe não fossem enviados à escola. A medida segue as recomendações do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, aprovadas pelo Grupo Executivo Interministerial (GEI), integrado por representantes de 16 órgãos do Governo Federal.

Nas farmácias, o álcool em gel de 100 ml está em falta. “Por causa mesmo dessa gripe, há cerca de 15 dias, consultei várias distribuidoras, mas nenhuma tinha o produto. A procura pelo frasquinho de álcool em gel está sendo grande”, comentou Edson Rabelo, proprietário de uma rede de farmácias. A assistente social Ana Dória vai viajar domingo para o Espírito Santo e procurou o álcool para levar na bolsa. “Passei em três farmácias e não encontrei. Vi em uma reportagem um médico falando que é bom higienizar as mãos várias vezes ao dia para evitar o contágio”, explicou.

Igreja

Para o bispo auxiliar da Arquidiocese de Aracaju, Dom Henrique Soares, ainda não há motivos para alardes, porém os fiéis podem escolher se recebem a hóstia consagrada na boca ou na mão. Em São Paulo, por conta do avanço da doença, a Arquidiocese recomendou às paróquias que seja evitado o contato direto entre os fiéis. O Pai Nosso não é mais rezado de mãos dadas, a hóstia é entregue nas mãos e os padres não compartilham mais o vinho no mesmo cálice. Todas as medidas foram tomadas para evitar a transmissão do vírus da nova gripe.

A doença

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória aguda e altamente contagiosa. Embora tenha sido batizada como ‘gripe suína’, não há evidências de que esse novo subtipo de vírus tenha acometido porcos. Portanto, não há risco no contato e consumo de produtos de origem suína.

Assim como a gripe comum, a nova gripe é transmitida, principalmente, por meio da tosse, espirro e de secreções respiratórias de pessoas infectadas. Por isso, ao tossir ou espirar deve-se utilizar lenços descartáveis, as mãos devem ser limpas com sabonete e água ou álcool várias vezes ao dia e é melhor evitar os cumprimentos com beijinhos e abraços.

Os principais sintomas são febre alta repentina, superior a 37,8º C, tosse, dores de cabeça, musculares e nas articulações. Deve-se ficar atento para a presença de falta de ar. Os sintomas podem ser confundidos com o de uma gripe comum. Por isso, quem viajou recentemente para países onde a incidência da doença é maior, como Argentina e Chile, e ao regressar apresentar os sintomas, deve procurar imediatamente o serviço de saúde. A referência em Sergipe é o Hospital João Alves Filho.


Fonte: Jornal da Cidade

Coloque esta notícia no seu Twitter:

Comentários
 
comentar  -  imprimir  -  enviar  -  receber  - seguir no twitter - voltar

 

 

000370

Nova pagina 1

 
    


Jovem Pan